Sábado tem 'Dia D' de vacinação em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Sábado tem 'Dia D' de vacinação em Gaspar

18/08/2022
Sábado tem 'Dia D' de vacinação em Gaspar

Sábado é dia de colocar a vacinação em dia. Isso porque a Secretaria de Saúde de Gaspar realiza, no dia 20 de agosto, o Dia D de vacinação. A ação inclui a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente e ainda a aplicação da vacina contra a Covid-19 e será realizada em todas as Estratégias de Saúde do município, das 8h às 17h.

A vacinação contra a pólio é destinada para crianças de um a quatro anos, mesmo aqueles que já estiverem com o cartão em dia. A imunização para atualizar a caderneta tem como público alvo as crianças e adolescentes com até 15 anos de idade. As campanhas seguem até o dia 9 de setembro.

É importante que pais e responsáveis levem a caderneta de vacinação. As vacinas são todas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e a campanha segue durante a semana nas ESFs com sala de vacina disponíveis. A atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e óbitos. A mobilização nacional é uma estratégia adotada pelo Ministério da Saúde e é realizada com sucesso desde 1980.

De acordo com o secretário de Saúde, Francisco Hostins Júnior, o objetivo da campanha é garantir o acesso às vacinas para crianças e adolescentes. “É importante que os pais e responsáveis levem os filhos até as nossas ESFs para receber as vacinas e, assim, atualizar a situação vacinal. Não podemos ficar suscetíveis às doenças como a paralisia infantil e tantas outras que podemos evitar por meio de vacinas seguras e que são oferecidas gratuitamente pelo SUS”.

As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. A vacina do coronavírus pode ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do calendário nacional na população a partir de três anos de idade.

Vacinas disponibilizadas para crianças:

BCG; Hepatite B; Poliomielite (VIP – inativada e VOP – atenuada); Rotavírus; Pentavalente; Pneumocócica 10; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela; Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Varicela; Hepatite A; Tríplice Bacteriana (Difteria, Tétano e Coqueluche); Papilomavírus humano (HPV).

Vacinas disponibilizadas para adolescentes:

Hepatite B; Dupla bacteriana (Difteria e Tétano); Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba, Rubéola); Papilomavírus humano (HPV) e Meningocócica ACWY (conjugada), conforme esquema vacinal.


 

 

Edição 2068
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.