A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina recebeu na noite de segunda-feira, dia 4 de setembro, a confirmação do primeiro caso da variante EG.5 do coronavírus no estado. O paciente infectado é um homem de 37 anos, morador de Biguaçu, sem histórico de viagem. Ele procurou atendimento médico no Hospital Regional de São José no dia 24 de julho com sintomas leves: coriza, dores musculares e dor de cabeça. A informação é que ele possui esquema vacinal primário contra a Covid-19, primeira e segunda doses.
A amostra do paciente foi coletada pela Unidade Sentinela do hospital na mesma data do atendimento e processada pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC), que apresentou resultado positivo para Covid-19 no dia seguinte, 25 de julho. No dia 1º de agosto, a amostra foi enviada para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para sequenciamento genético. O relatório da Fiocruz com o resultado positivo para a variante EG.5 chegou ao estado em 4 de setembro.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).