A vida é a melhor escolha! Com essa frase tão impactante e necessária, a campanha nacional ‘Setembro Amarelo’ de 2022 potencializa diversas ações de prevenção ao suicídio ao redor do país. As iniciativas visam estender a mão àqueles que, de alguma forma, pensam em desistir. Através de palestras, projetos e muito acolhimento, centenas de pessoas encontram forças para continuar.
Em Gaspar, há duas ações programadas alusivas à campanha. Uma delas ocorre neste sábado, 10 de setembro, na Praça Getúlio Vargas. No local, haverá uma roda de conversa sobre saúde mental, mediada por profissionais da área à população gasparense.
Outras iniciativas vêm sendo realizadas, como o painel de mensagens motivacionais para os usuários atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial; distribuição de cartões que contêm informações dos serviços que acolhem demandas de sofrimento emocional; esclarecimento do tema em canais de comunicação, entre outras. Todas estas frentes possuem o objetivo de sensibilizar a comunidade ao tema e transmitir a mensagem de que toda vida é valiosa.
Você sabia? Ao redor do mundo, o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio acontece em 10 de setembro. A data foi criada em 2003, pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio, em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A finalidade era de prevenir o ato suicídio, através da adoção de estratégias pelos governos dos países.
Secretário de Saúde em Gaspar, Francisco Hostins Junior, esclarece: “A saúde mental é uma grande preocupação de todos os gestores públicos na área da saúde. O período pós-pandemia tem trazido uma demanda enorme de transtornos mentais, especialmente entre adolescentes e jovens adultos. Em 2022, nossa cidade já registrou seis vítimas fatais e mais de 60 tentativas contra a própria vida. É um número bem preocupante”.
Ele reitera que, durante a campanha ‘Setembro Amarelo’, são enfatizadas as ações de conscientização. Porém, Gaspar presta serviços de prevenção durante todo o ano. “Tanto na atenção primária, onde o pessoal é recebido pelas equipes de enfermagem e médicas; quanto no Caps, com atendimento psicossocial, em casos mais graves”.
Outro ponto destacado pelo secretário é quanto à parceria com o Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que recebe demandas de surtos psicóticos. “Mantemos uma comunicação muito próxima com o Hospital de Gaspar, que conta com uma rede integrada e multiprofissional para atendimentos do gênero”.
A Secretaria de Saúde de Gaspar disponibilizou um compartivo dos números de tentativas de lesão autoprovocada no últimos anos: 2018 (61), 2019 (67), 2020 (78), 2021 (75) e 2022 (59 até o momento).
Dê atenção aos familiares, amigos, vizinhos ou conhecidos que apresentam sinais de depressão, por exemplo. Seja um ombro amigo, escute, oriente e peça que essa pessoa procure por um profissional especializado. Toda mão que se estende é importante no processo de recuperação de quem precisa. Muitas vezes, um olhar com compaixão pode ser o pontapé para salvar uma vida.
O Centro e Valorização da Vida, popularmente conhecido como ‘CVV’, promove o apoio emocional e prevenção do suicídio. O serviço, ofertado gratuitamente a todas as pessoas, é prestado por meio de atendimento voluntário. A conversa pode ser realizada por telefone, e-mail ou chat 24 horas, todos os dias, com total sigilo. Portanto, se você precisa de ajuda, esse é um dos caminhos para preservar a sua vida! Não desista!
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).