Sindicato apoio manifestação de trabalhadores da Weg, em Guaramirim - Jornal Cruzeiro do Vale

Sindicato apoio manifestação de trabalhadores da Weg, em Guaramirim

13/03/2012

O Sindicato dos Trabalhadores Químicos, Plásticos, do Papelão e da Borracha (Sintiquip) realiza a apuração dos votos coletados entre os trabalhadores da Weg Tintas, em Guaramirim. Há duas semanas os próprios trabalhadores iniciaram um movimento dentro da fábrica devido ao descontentamento com os salários pagos pela empresa. O Sindicato imediatamente iniciou as negociações e defendeu a reivindicação de 10% de aumento imediato. Depois de três rodadas de negociação, a Weg Tintas insistiu na proposta de 3,3% de antecipação salarial, ou seja, para descontar na data.

   A coleta foi realizada no horário das 11h às 17 horas e das 21h às 24h. Até as 17 horas aproximadamente 170 trabalhadores do 1º turno e do 2º turno e parte do turno normal haviam votado em uma das três alternativas: aceitar a proposta de antecipação salarial de 3,3%; se não aceitarem, aguardar a data-base, fazer nova contra-proposta, realizar um dia de paralisação, promover operação tartaruga (reduzir a produção) ou organizar greve por tempo indeterminado.    

Debaixo de muito sol, diretores do Sintiquip, dirigentes sindicais de Jaraguá do Sul e Região e de Sindicatos de Trabalhadores filiados à Fetiesc, em carro de som, conclamavam os trabalhadores a participarem da votação. A empresa impôs dificuldades, não permitindo a coleta de votos no pátio ou refeitório e até mesmo "atravessando" uma carreta ao lado das urnas de votação, obstruindo a visão no momento da troca de turno - o de maior movimento. "A expectativa foi alcançada, ficamos contentes pela participação", avalia o a presidente do sindicato dos trabalhadores do setor textil de Rio doSul e Região o Sititev Zeli da Silva. "A empresa agiu, fez campanha contrária à votação, agora, os trabalhadores devem indicar aquilo que desejam do movimento", completa.

Texto: Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Fiação

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.