O trabalho desenvolvido pela Central de Transplantes de Santa Catarina, baseado no modelo hispânico, é considerado o mlehor do mundo e foi reconhecido em uma das principais revistas de Medicina Intensiva da Europa. A Intensive Care Medicine estampou um artigo cujos autores são o coordenador da SC Transplantes, Dr. Joel de Andrade; Dr. Glauco Westphal (OPO Santa Izabel), Beatriz Dominguez-Gil e Elisabeth Coll, profissionais da Organização Nacional de Transplantes da Espanha. “O aceite desta publicação na revista é mais um passo na consolidação da imagem de Santa Catarina como uma região líder em sistema de doação de órgãos para transplantes e também consolida a parceria que temos com a Organização Nacional de Transplantes, já que o artigo foi escrito a quatro mãos: dois profissionais brasileiros e dois profissionais espanhóis”, afirma Joel de Andrade.
Os resultados foram alcançados, segundo o artigo, a partir de cinco importantes ações: o estabelecimento de uma rede de coordenação interna de doadores, liderada por intensivistas; a implantação de um escritório central como agência de apoio; a educação contínua e massiva de profissionais de cuidados intensivos e coordenadores de transplantes de doadores, incluindo cursos sobre comunicação em situações críticas e manejo de potenciais doadores após morte encefálica; a auditoria de todos os pacientes com sinais compatíveis com morte encefálica; e o reembolso dos hospitais por atividades de doação.]
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).