Tribunal de Contas vai avaliar segurança de outros dois reservatórios da Casan em Florianópolis - Jornal Cruzeiro do Vale

Tribunal de Contas vai avaliar segurança de outros dois reservatórios da Casan em Florianópolis

06/09/2023
Tribunal de Contas vai avaliar segurança de outros dois reservatórios da Casan em Florianópolis

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) iniciou nesta quarta-feira, dia 6 de setembro, a coleta de informações e imagens para avaliar as razões e consequências do rompimento de um reservatório de água da Casan no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. Três engenheiros do corpo técnico do Tribunal tentaram visitar outros dois reservatórios que fazem parte da mesma licitação, ocorrida em 2014, localizados no Morro do Avaí e em Forquilhinhas, ambos em São José, na Grande Florianópolis, mas eles estavam com os portões fechados.

O TCE/SC vai encaminhar ofício à Casan solicitando acesso às estruturas. O objetivo é avaliar a integridade e a segurança desses reservatórios, buscando identificar falhas que possam resultar em incidentes como o registrado na madrugada desta quarta-feira.

Os dados serão analisados pela Diretoria de Licitações e Contratações que, entre outros pontos, vai verificar se as obras foram executadas de acordo com os projetos apresentados. O contrato de construção dos reservatórios é de 2014 e previa a conclusão em 350 dias, mas houve 13 aditivos feitos a ele. A estrutura que cedeu foi finalizada no ano passado e contava com apenas 18 meses de operação.

Uma segunda equipe, esta da Diretoria de Empresas e Entidades Congêneres (DEC), também esteve no bairro Monte Cristo nesta quarta-feira. Levantou informações sobre a assistência que a Casan está prestando às vítimas, se a Companhia já providenciou o cadastro das pessoas atingidas para atendimento imediato, com fornecimento de equipamentos básicos, como camas, geladeiras e fogões, além de levantamento dos danos para futuras indenizações.

Relembre o caso

Um reservatório da Casan se rompeu na madrugada desta quarta-feira, dia 6 de setembro, em Florianópolis, e causou diversos prejuízos. O caso aconteceu na Comunidade Monte Cristo e a força das águas destruiu casas, carros e tudo o que estava pela frente. Duas pessoas ficaram feridas e precisaram ser atendidas pelos bombeiros.

A Casan emitiu um comunicado sobre o rompimento e informou que cerca de 2 mil metros cúbicos de água vazaram da sua estrutura. O reservatório em questão funciona há dois anos e atende 80 mil pessoas.

 

 

Edição 2121
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.