Vigilância Sanitária de Ilhota intensifica ação contra caramujo - Jornal Cruzeiro do Vale

Vigilância Sanitária de Ilhota intensifica ação contra caramujo

28/01/2010

A Secretaria de Saúde de Ilhota, através do departamento de Vigilância Sanitária, intensificou no mês de janeiro a campanha de combate ao caramujo africano. Os agentes visitam diariamente os bairros mais afetados e dão instruções sobre como prevenir a proliferação da espécie. O número de incidências, desde o início dos trabalhos, em novembro do ano passado, tem diminuído consideravelmente.
Nas visitas, conforme destaca o fiscal Fleibiz da Silva, aconselha-se que os moradores mantenham o terreno limpo e sem entulhos. "Estes dois procedimentos evitam em 80% a proliferação dos caramujos africanos. É importante também que os proprietários de terrenos baldios, sempre rocem estes espaços para que este caramujo não se prolifere".
Os bairros mais afetados em Ilhota são Centro e Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3343-1249.

Como proceder
Quando encontrados, os caramujos africanos devem ser pegos com luvas ou sacolas plásticas, colocados dentro de uma caixa vazia e amassados. Após este procedimento, o cidadão deve abrir um buraco de 50cm de profundidade e enterrá-los. Sempre que possível é bom colocar um pouco de cal em cima.

 

Comentários

Pedro Maurilio
28/01/2010 23:53
É lamentavel ver que os municipios de Santa Catarina, também
estão também sendo atacado por esta praga,(os caramujos africano)
aqui no estado do Ceara, varios municipios estão sofrendo, com esta praga em plantações, que estão sendo devoradas por estes habitantes nada simpaticos. E as autoridades FEDERAL que não tem nenhuma reação, até porque foi o IBAMA que autorizou a entrada dos caramu-
jos africanos no Brasil, será que elês lembram desta data?
aguardaremos para ver.

Pedro Maurilio
Ceara

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.