A Volvo Ocean Race (VOR) aportou em Itajaí. Serão quase 20 dias de programação intensiva que já movimenta o turismo na Costa Verde & Mar. Somente no primeiro final de semana, mais de 25 mil pessoas passaram pelo evento. Ao todo, são esperados 150 mil visitantes durante a passagem da competição pelo município. Número que já reflete na rede hoteleira da região. No Litoral Centro-Norte, cerca de 90% dos apartamentos em hotéis estão reservados para receber as equipes técnicas, mecânicas, de organização, voluntários e turistas. ?Antes, em abril, o feriado da Páscoa significava o final da temporada, com a regata esse período se estende até o fim do mês?, comenta o representante do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, Cláudio de Souza.
É a primeira vez que o Estado sedia um evento desse porte. Além dos hotéis, as oportunidades de trabalhos aumentaram. Só na Race Village, ou Vila da Regata, construída especialmente para a competição, estão empregadas 1,2 mil pessoas que serão somadas aos mais de 590 voluntários.
Parte dessa movimentação se deve à programação diversificada oferecida na Vila da Regada, que ficará aberta ao público do meio-dia às 22h. Nela, o entretenimento está garantido. Quem visitar o espaço poderá desfrutar, gratuitamente, da sala de cinema 3D e dos shows nacionais como Paralamas do Sucesso (12/4), Nando Reis e os Infernais (13/4), Mart?nália (19/4), Jorge Aragão (20/4) e Dudu Nobre (21/4).
Outro ganho para a cidade foi a revitalização do Centreventos Itajaí, que hoje conta com nova acústica e auditório com capacidade para 480 pessoas. No local, o público poderá aproveitar exposições náuticas e uma feira no setor que envolve fabricantes de embarcações, acessórios e o ramo imobiliário.
Volvo Ocean Race, a Fórmula 1 do mar
Ao todo as seis equipes, formadas por 11 velejadores cada, percorrerão 39 mil milhas náuticas. A Regata Volvo Ocean Race começou em outubro de 2011 e tem como parada final a Irlanda, no dia 8 de julho deste ano. Serão percorridos cinco continentes e a única parada no Brasil será em Santa Catarina, onde permanecem até 22 de abril. Para ser uma das sedes da prova, Itajaí concorreu com grandes nomes como Rio de Janeiro, que já recebeu a regata por duas vezes, e Santiago, no Chile. Foi a boa localização geográfica e a infraestrutura portuária que fizeram com que fosse a escolhida. O carisma do povo catarinense também contou como vantagem e já começa a fazer diferença. Em entrevista coletiva à imprensa, o velejador brasileiro Joca Signorini afirmou ?Esta foi disparada a melhor recepção que já tivemos. Ver toda essa gente nos esperando e chamando pelo meu nome foi inacreditável?.
Texto: Oficina das Palavras | Assessoria de Imprensa
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).