Corpo de Bombeiros Militar completa 17 anos de história em Gaspar - Jornal Cruzeiro do Vale

Corpo de Bombeiros Militar completa 17 anos de história em Gaspar

02/08/2019

O dia 11 de junho de 2002 vai ficar para sempre registrado na história da cidade Coração do Vale. Foi neste dia que o Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar, mesmo sem sede própria, atendeu a primeira ocorrência na cidade. Naquele dia, os socorristas foram acionados por volta das 19h para ir até a rua Pedro Schmitt Junior, no bairro Poço Grande, atender a um capotamento envolvendo um veículo do Conselho Tutelar de Gaspar. O atendimento foi realizado com o auxílio de uma Kombi, pertencente à Polícia Militar. Quem dirigia o carro era Maria Esonita Schmitt e a carona era Márcia Pereira.

Como tudo começou...

Pouco mais de um mês depois de atender o primeiro acidente, os bombeiros iniciaram, oficialmente, os trabalhos em Gaspar. Em solenidade que aconteceu no quartel da Polícia Militar de Gaspar, local que serviu de base pra os bombeiros por três anos, grande público prestigiou a instalação do quartel do Corpo de Bombeiros de Gaspar. O momento foi considerado um marco na história da cidade.

No começo, a equipe era formada por nove bombeiros e tinha Evandro de Mello do Amaral no comando. Para realizar os atendimentos, a frota era composta por três viaturas: uma de combate a incêndio e resgates; uma para realizar serviços administrativos; e uma ambulância. Com o passar do tempo, a história do Corpo de Bombeiros de Gaspar foi tomando novos rumos e se consolidando na região pela excelência e compromisso.

Após três anos, a corporação se mudou para uma estrutura às margens da Avenida Deputado Francisco Mastella (em frente ao Skinão Lanches) onde permaneceu até 2010. Em seguida, a equipe passou a atender na rua Dr. Nereu Ramos, no bairro Coloninha (prédio da Lince). Em 2017, um grande passo foi dado e os bomeiros inauguraram sua sede própria, localizada na Avenida Olga Wehmutg, no Sete de Setembro. Foto das sedes

Comandantes

Desde de sua instalação na cidade, o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Gaspar contou com grandes profissionais em seu gerenciamento. Assim que inaugurada, em 31 de julho de 2002, a sede tinha como comandante Evandro de Mello do Amaral. Este permaneceu no cargo até 9 de março de 2006. Em seu lugar, assumiu Giovani Beber, quem administrou os serviços da equipe por cerca de um mês. Depois, no período de 6 de abril de 2006 e 16 de abril de 2008, os bombeiros foram comandados por José Marildo Azevedo.

Posteriormente, Alcione Amilton de Fragas esteve à frente do quartel até 19 de fevereiro de 2014, quando passou a responsabilidade à Rodolfo Silveira Rodrigues. Ele ficou no cargo por aproximadamente três anos. Em seguida, foi a vez de Jefferson Luiz Machado ficar à frente da equipe. Em seu lugar, após três anos, assumiu o comando Douglas Tomaz Machado, que permanece na função até hoje.

Atual gestão

Há um ano no mais alto cargo do Corpo de Bombeiros de Gaspar, Douglas Tomaz Machado afirma que a experiência está sendo gratificante. “Gosto muito de trabalhar aqui. É satisfatório gerenciar uma equipe tão motivada e que sempre faz melhor do que o esperado. Todos são empenhados em colaborar com a estrutura e ordem do quartel, realmente amam o que fazem. A disciplina dos bombeiros caminha lado a lado com a receptividade dos cidadãos gasparenses”.

De acordo com o Machado, sua intenção é permanecer por mais tempo em Gaspar. “Meu objetivo, desde que comecei a trabalhar na área, é dar tudo de mim. Em minha trajetória, pude exercer diversas funções no meio militar. Os conhecimentos que estou agregando me fazem um ser humano melhor e, automaticamente, um profissional mais preparado”, conta. O comandante já atuou como policial e, desde 2013, se dedica como bombeiro.

Nova estrutura

Em janeiro de 2017, passados 15 anos de atendimentos em Gaspar, o Corpo de Bombeiros teve o prazer de inaugurar uma sede própria. O novo prédio do quartel fica localizado ao lado Polícia Militar, na Avenida Olga Wehmuth, no bairro Sete de Setembro.

A estrutura possui área de aproximadamente 700 m² e foi custeada por R$900 mil, com recursos do Governo do Estado, através do Pacto Federativo. A sede tem dois pisos, onde ficam as salas administrativas e de logística, alojamento, refeitório e espaço coberto para estacionar as viaturas.

Ao todo, a guarnição possui 21 bombeiros militares e 30 comunitários. Além disso, conta com a prestação de serviço de três estagiários e uma cozinheira. O quartel abriga ainda o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que possui frota própria e é administrado pelo município.

Projetos sociais

A corporação de Gaspar sempre foi engajada na prevenção de problemas que possam pôr em risco a vida da comunidade. Pensando em beneficiar todas as idades, o quartel pratica algumas ações sociais muito importantes. Um exemplo disso é o projeto Golfinho, uma iniciativa do estado focada nas crianças, que busca promover a conscientização sobre os perigos no mar e piscinas, além de exercer a cidadania e preservação do meio ambiente.

Outros dois projetos, destinados às crianças e adolescentes de Gaspar, repercutem positivamente na sociedade. Periodicamente, em parceria com a Ditran, os bombeiros prestam orientações sobre o trânsito; e também dão aulas de primeiros socorros pelo projeto Bombeiro Mirim ou para Bombeiros Comunitários, destinado aos adultos. Os idosos não ficam fora dessa. Diversas turmas de Bombeiros da Melhor Idade já receberam orientações sobre prevenção de acidentes.

Comemoração

Para celebrar os 17 anos de história, a corporação de Gaspar promove mais uma edição do ‘Bombeiro Durão’, que reúne militares, comunitários e membros da imprensa para diversas atividades. A finalidade é mostrar um pouco da rotina dos bombeiros e também confraternizar. Neste ano, o evento acontece sábado, dia 3 de agosto, na sede no quartel.

Atendimento

Fazem parte da responsabilidade do Corpo de Bombeiros a prevenção de acidentes, fiscalização, instruções normativas, segurança da comunidade e até investigação. Em casa de emergências ligadas a incêndios, acidentes de trânsito, presença de animais peçonhentos em locais que ofereçam risco, eventos adversos e resgate de pessoas, por exemplo, basta ligar para 193. Nesse número, a central de atendimento vai direcionar a assistência conforme a sua localidade.

A recepção do público e serviços administrativos acontecem em horário comercial no quartel. Apesar disso, a prestação de socorro ocorre 24 horas por dia.

 

Edição 1912

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.