A OAB de Gaspar emitiu um alerta para que a população fique atenta às mensagens recebidas em nome de advogados ou escritórios de advocacia. Isso porque bandidos estão utilizando indevidamente a identidade de profissionais da área para aplicar golpes.
Os criminosos pegam na internet a foto do advogado ou o logotipo do escritório, criam um WhatsApp falso e entram em contato com os ‘clientes’ informando que há valores significativos a receber referente precatório ou ação judicial. Eles informam que, para este valor ser liberado, é necessário que se faça antes o pagamento de taxas.
A orientação é de que a população não faça pix ou qualquer outro tipo de pagamento sem antes confirmar diretamente com o advogado. Além disso, é preciso desconfiar de mensagens em tom de urgência ou promessa de grandes valores. Para confirmar a veracidade da informação, é necessário entrar em contato diretamente com o advogado pelo e-mail ou telefone descritos no contrato de prestação de serviços.
Se você receber uma mensagem de bandidos, a primeira coisa a se fazer é não realizar qualquer pagamento e entrar em contato com o advogado pelos meios habituais para confirmar a informação. Depois, é preciso registrar um Boletim de Ocorrência. Se você cair no golpe, informe imediatamente ao banco para que se tente bloquear a transação. E, ao confirmar o crime, encaminhe o número do golpista para seu advogado para que sejam tomadas as providências cabíveis.
A OAB criou uma página www.oabsc.com/contragolpedaordem destinada exclusivamente aos golpes do falso advogado.
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).