Lista telefônica

Artigos - Jornal Cruzeiro do Vale

Brusque berço das lojas de departamentos Havan

17/11/2017 10:02
Por Alvaro Correia, ex-parlamentar

Ao longo da sua história, Brusque sempre foi um dos municípios dos mais progressistas e admirados do Médio Vale do Itajaí, graças ao espírito ordeiro e trabalhador dos seus filhos. Dotados também do senso de iniciativas empreendedoras, os brusquenses transformaram a cidade num respeitável parque comercial e industrial, onde entre as muitas empresas se destacavam, a Renaux, a Buetner e a Schlesser.

Gracas a isso Brusque ganhou projeção nacional e passou a ser conhecida como a cidade “Berço da Fiação Catarinense”. A excelente condição econômica, permitiu que Brusque desse grande incentivo á sua juventude para a prática do esporte, garantindo que equipes locais participassem de competições regionais e até nacionais. Em 1960 Brusque ganhava um novo título que deixou muito orgulhosos os seus habitantes; “Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina”, competição inaugurada naquele ano por iniciativa do empresário Artur Schlesser. Povo religioso, Brusqe abriga em seu território uma instituição a qual dedica especial zelo e carinho; o Santuário de Azambuja, que é visitado anualmente por milhares de pessoas. Em termos de religião os brusquenses tem hoje motivos de sobra para vangloriar-se pois o atual arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger é natural de Brusque. Atualmente Dom Murilo é arcebispo em Salvador, respondendo também pela vice presidência as CNBB.

Feito esses destaques, passo agora a abordar o assunto principal desse artigo: a impressionante trajetória de sucesso das Lojas de Departamentos Havan. Realmente, é qualquer coisa de fenomenal e muito significativo a expansão e o crescimento de uma empresa num espaço relativamente curto.

Hoje a Havan já contabiliza 104 Lojas de Departamentos implantadas em importantes cidades brasileiras distribuídas em 16 estados. A empresa já teve 15 mil funcionários, mais hoje funciona com 12 mil. O sucesso das lojas tem se refletido de maneira significativa na arrecadação da empresa que gira, com base em 2016, em 4.700 bilhões. Outro fato interessante da bela história da Havan é que a empresa, fundada em Brusque em junho de 1986 pelo Sr. Luciano Hang, continua por ele, e somente por ele e seus filhos sendo administrada.

Brusquense de nascimento, Luciano Hang, ama de paixão a sua terra natal, onde mora com sua família e onde montou uma formidável estrutura para dirigir as centenas de lojas que instalou pelo Brasil afora. Avião e helicóptero fazem parte dessa estrutura para os seus deslocamentos.

Esse artigo tem tudo haver com a anunciada presença da Havan em Gaspar, prevista para o próximo ano.
É que a população gasparense não se conformava ao ver a Havan inaugurar lojas por todo o Brasil, esquecendo Gaspar, município vizinho de Brusque e onde as populações mantém o melhor relacionamento. Pela expectativa reinante é fácil imaginar o sucesso da Havam em Gaspar.

E a prosseguir nesse ritmo de inauguração de lojas, não demorará muito para que Brusque passe a ser conhecida também como: “Cidade Berço das Lojas Havan”. E olha que esse slogan faria justiça não só a Brusque como também ao fundador das já famosas Lojas de Departamentos, o competente e arrojado empresário Luciano Hang.

 

Edição 1827
 

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.
 

Artigos

A rapidez com a qual os eventos se sucedem no mundo dos negócios pressupõe a agilidade a informatização das empresas em geral.

Por que estamos nesse marasmo econômico e social tão grande, se temos uma estrutura natural sócio cientifica muito bem montada que nos permite viver e conviver, de alguma forma, com inúmeras situações adversas e até enfrentá-las com alguma segurança?

03/03/2017

Luz nas ruas

É uma realidade que ruas iluminadas trazem mais conforto e segurança para a população passear pela cidade durante a noite.

Em novembro, o Senado aprovou o PLS 405/16, um projeto de lei que visa reabrir o prazo para adesão ao Regime Especial de Regularização Cambial e Tributária de Bens e Direitos Não Declarados (RERCT) instituído pela Lei 13.254/2016. 

Incentivadores da leitura chamam a minha atenção. Muito. Tenho uma enorme admiração por quem se dedica a proporcionar leitura a quem não tinha acesso a ela, das mais diversas maneiras. 

A operação Lava-Jato continua fazendo um estrago fenomenal, benéfico e minucioso no coração dos descaminhos da corrupção no Brasil.

Um dos países com a maior riqueza em biodiversidade do mundo, o Brasil abriga, ao lado de outras 16 nações, 70% das espécies existentes.

A classe política brasileira passa a certeza que o objetivo que a move é o puro interesse político-eleitoral sem importar-se com o país em si. Os políticos sempre em busca de cargos e de poder, dedicam tempo em conchavos, negociações e arranjos. Puro oportunismo.

Como acontece em todo o Brasil, também aqui a população gasparense acompanha com o mais vivo interesse o desenvolvimento da operação Lava Jato, por cujo sucesso todos torcem.

Prosseguem em ritmo acelerado as obras de construção do novo prédio do Fórum de Gaspar, iniciada em janeiro de 2014, pela empresa CRC Engenharia, de Joinville, vencedora da concorrência.