Quem costuma acessar redes sociais como o Facebook já percebeu que a ferramenta virou um forte aliado de organizações não governamentais, ONGs, e voluntários na divulgação de cães, gatos e outros animais disponíveis para adoção. Postagens com fotos, informações do animal e contatos dos responsáveis temporários ajudam a encontrar novos lares para cachorros ou felinos vítimas de maus tratos ou que simplesmente precisam de uma vida melhor em um lar de verdade.
No entanto, a tecnologia reserva mais benefícios para o mundo animal. Em junho deste ano, a startup paulista DogLikers lançou o Au.dote, primeiro aplicativo de adoção exclusivo para cães. A ferramenta está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS e funciona como uma espécie de “Tinder” para cães abandonados. Ao entrar no aplicativo, o usuário visualiza fotos e consegue filtrar por localização, ONG responsável, idade e sexo. Caso goste de algum deles, ele pode tocar na foto para acessar outras informações e clicar no coração para “favoritar” o animal. Assim, a ONG cadastrada recebe automaticamente um e-mail e pode entrar em contato para intermediar uma possível doação.
Apenas ONGs aprovadas podem oferecer animais no aplicativo. Desde o lançamento, o Au.dote já conta com mais de mil cachorros cadastrados. “Nossas soluções são voltadas para quem ama cachorro e faz dessa paixão um estilo de vida. Então, promover o encontro entre pessoas dispostas a dar amor a cães carentes faz parte de nossa missão. Criamos uma ferramenta que vai potencializar o belo trabalho feito por ONGs sérias e idôneas”, conta Gustavo Monteiro, 36 anos, um dos três sócios da DogLikers. A empresa de tecnologia também lançou recentemente o LikeBox, um serviço de assinatura mensal que disponibiliza a cada 30 dias uma caixa com brinquedos, petiscos e artigos voltados aos animais de estimação. O serviço tem entrega em todo o país, mas o frete grátis é apenas para São Paulo e Rio de Janeiro.
Fique atento
Ao menos por enquanto, o Au.dote ainda não conta com animais da região disponíveis para adoção. Mas isso não quer dizer que você não pode ajudar ou encontrar um novo amigo pela internet. ONGs da região como a Associação Gasparense de Proteção Animal, Agapa, Associação Blumenauense de Proteção aos Animais, Aprablu, e Hachi divulgam no Facebook constantemente fotos de cães abandonados e que precisam de um lar. Por meio das postagens, é possível encontrar o contato dos responsáveis temporários e buscar mais informações para a adoção responsável. Clique e fique sempre atento:
Facebook.com/AgapaGaspar
Facebook.com/Aprablu
Facebook.com/HachiOng.org.br
Edição 1719
Copyright Jornal Cruzeiro do Vale. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Jornal Cruzeiro do Vale (contato@cruzeirodovale.com.br).