Lista telefônica

Detran-SC notifica mais de 12 mil motoristas sobre a suspensão da CNH - Jornal Cruzeiro do Vale

Detran-SC notifica mais de 12 mil motoristas sobre a suspensão da CNH

06/03/2018

detran-sc-suspende-cnh

Segundo informações do Departamento de Trânsito em Santa Catarina (Detran-SC) , mais de 12,8 mil condutores que acumularam 20 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) entre 2013 e 2014, devem ser notificados da suspensão do direito de dirigir, em setembro deste ano.

No final do ano passado, foram notificados 11,7 mil motoristas de Florianópolis com pontos acumulados em 2012 e 2013. Esta ação foi possível graças à implantação de um novo sistema automatizado de informação, que substituiu o sistema manual de análise dos casos.

Sua CNH está suspensa? 

Diferente do que muitos pensam, a pontuação na habilitação não zera com a virada do ano. Os pontos só são retirados após um período de 12 meses da infração cometida.

Por este motivo, é bom sempre ficar de olho na situação da sua carteira, já que o acumulo de 20 pontos gera a suspensão do direito de dirigir pelo prazo de até um ano e, no caso de reincidência no período de doze meses, pelo prazo mínimo de oito meses até o máximo de dois anos.

Dirigir com carteira suspensa ou cassada é infração gravíssima e o motorista está sujeito à multa de R$ 880,41, conforme o art. 263 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, o motorista pode ter a carteira de habilitação cassada e terá de esperar dois anos para requerer a reabilitação.

Como regularizar a CNH suspensa?

Todos os condutores que tiveram a CNH suspensa precisam passar pelo Curso de Reciclagem, conforme previsto do artigo 261 do CTB. Após a sua conclusão, o condutor terá eliminado os pontos atribuídos. Para os motoristas que sofreram cassação, o processo é mais complicado: há a necessidade de reiniciar o processo de solicitação da CNH, com aulas teóricas e novos exames.

Para cada estado existem diferentes procedimentos para a realização do Curso de Reciclagem. Se você mora em Santa Catarina, já pode contar com a facilidade da Educação a Distância (EaD) para regularizar sua situação.

Em nosso portal, oferecemos o Curso de Reciclagem na modalidade EAD, atendendo aos requisitos exigidos pela Resolução 168 do Contran.

Neste curso se podem concluir os estudos em apenas 03 dias. Isto significa que você pode participar das aulas online diretamente da sua casa. Acesse nosso site  o site para mais informações.

Por: Amanda Silva.
Com informações Diário Catarinense.

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.