Chumbo - Jornal Cruzeiro do Vale

Por Gilberto Schmitt

14/08/2020

Vinte e seis

Gaspar chega ao trágico número de 26 mortes confirmadas pelo novo Coronavírus. É muita gente para o tamanho da cidade. Uma lástima para as famílias e para os amigos. A cada nova perda, sentimos a sensação de impotência e o desejo que isso acabe logo.

Mano

Causou grande comoção a morte do cabelereiro Elias Cavalheiro, o Mano, figura querida e conhecida na Margem Esquerda. As mensagens que inundaram as redes sociais são a prova de que sua perda será muito sentida pela comunidade. Mais uma vida que perdemos cedo demais. Uma pena.

Rosa da Cunha

Na manhã desta quinta-feira, 13 de agosto, Rosa da Cunha também nos deixou. Ela era mãe do amigo Jorge da Cunha, da Jorge Som. A notícia entristece familiares e amigos. Dona Rosa tinha diabetes, hipertensão e doenças do coração, o que agravou sua situação. Meus sentimentos aos familiares.

Morte aos 46 anos

A moradora do bairro Gaspar Mirim Simone Cardoso dos Santos, de 46 anos, é outra vítima do Covid-19. Uma vida de sonhos e desejos que foi interrompida, para a dor e tristeza dos familiares. Simone foi sepultada na manhã desta quinta-feira, dia 13 de agosto.

Nas ondas do Whatsapp I

Uma novidade para essa campanha eleitoral já está tirando o sono de uns e surge como uma oportunidade para outros. Essa semana, viralizou pelos grupos de WhatsApp o que era para ser um conteúdo interno, de motivação para o PSL. No áudio, o pré-candidato a prefeito Sérgio Almeida afirma que tem a informação da desistência do pré-candidato Pedro Celso Zuchi, do PT.

Nas ondas do Whatsapp II

O áudio rodou Gaspar e foi parar na imprensa local. A rádio Sentinela reproduziu o áudio na íntegra, em que Almeida chama os companheiros para a mobilização, com a certeza de que Zuchi estaria fora da disputa. Essa informação foi desmentida pelo presidente do PT, Doraci Vanz, que negou qualquer decisão antes da convenção. O partido emitiu uma nota explicando a situação. Sérgio Almeida confirmou que recebeu essa notícia na noite de quarta-feira, 12 de agosto, e que em nenhum momento ofendeu o candidato do PT. Segundo ele, o áudio foi enviado em um grupo interno do partido, com a intenção de mobilização.

Fake news como arma política I

A situação do áudio que circulou por Gaspar é uma amostra grátis do que vai acontecer nessas eleições. É bem provável que os candidatos usem fake news com a intenção de causar desinformação, confundir eleitores e desestabilizar os opositores. Vale tudo no jogo político? A justiça eleitoral responde.

Fake news como arma política II

O caso não é tão simples como parece. Em Brasília, o cerco se fecha contra o chamado gabinete do ódio, uma estrutura que é conhecida por atacar opositores do presidente. Por outro lado, o projeto que pune autores de fake news ainda não foi votado pelo Congresso.

Bruxa solta

A bruxa está solta em Ilhota. Dois jovens perderam a vida em um grave acidente na BR-470, próximo ao acesso à ponte da cidade, na terça-feira, dia 11 de agosto. O passageiro morreu na hora e o condutor chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

 

Edição 1964

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.