Você, consumidor - Jornal Cruzeiro do Vale

Pedágios no sistema free-flow

18/09/2020

Talvez você, consumidor, não saiba, mas tramita no Congresso Nacional o PLC 08/2013, que fixa um novo sistema de pagamento de pedágio nas rodovias, por quilometro rodado, conhecido como Free-Flow (fluxo livre).

O novo modelo de cobrança, ao qual a tarifa é cobrada proporcionalmente à distância percorrida, aparenta ser mais justo ou mais equilibrado, pois cada consumidor paga somente aquilo que efetivamente “consumiu”.

Outra vantagem é a desnecessidade das famosas praças físicas, assim o sistema permite que os veículos circulem sem interrupção, o que traz vantagens operacionais e mais segurança ao consumidor.  

Na prática, os especialistas dizem que a cobrança será feita mediante a Identificação por Radiofrequência (RFID) ou por câmera de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR).

O projeto emerge como um ato de modernização nos pedágios no Brasil, inclusive, em fase de teste em quatro rodovias no estado de São Paulo. E aparentemente trará mais equidade na cobraça ao consumidor, que pagará proporcionalmente à quilometragem percorrida, fica o anseio por sua aprovação e sanção.    

 

Edição 1969

Comentários

Deixe seu comentário


Seu e-mail não será divulgado.

Seu telefone não será divulgado.